top of page
Design sem nome (9).png

NOSSAS 
RAÍZES

download (4).jfif

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

A psicologia transpessoal é considerada a quarta força da psicologia. Surge como um desdobramento da psicologia humanista  pois, dois grandes nomes desta escola, Abraham Maslow e Anthony Sutich são considerados como os iniciadores da psicologia transpessoal. 
Outros nomes como Richard Maurice Bucke, William James, Stanislav Grof, Victor Frankl, Antony Sutich, Roberto Assagioli, James Fadiman, Carl Rogers e Charllote Bühler além de  Carl Gustav Jung  também contribuíram para a psicologia transpessoal com pesquisas e estudos  voltados para e os níveis de consciência e a transcendência.
A psicologia transpessoal considera que a consciência humana oferece o embasamento e o contexto de toda experiência humana, sendo que nossa consciência comum encontra-se em estado contraído e defensivo. 
Com a ampliação à níveis de consciência mais vastos e profundos, favorecida pelo processo terapêutico, cursos e oficinas, podemos integrar conteúdos antes inacessíveis, enriquecendo nosso potencial nos aspectos físico, psíquico, social, espiritual e cósmico, favorecendo nosso cotidiano, as vivências pessoais e profissionais, e todos os  relacionamentos, com uma atuação  mais abrangente, assertiva, criativa, inclusiva, autônoma.
Como aspecto espiritual entendemos uma dimensão natural do ser humano ligada a transcendência, fonte de impulsos criativos, potenciais de saúde e sabedoria presentes em nosso inconsciente superior, o aspecto cósmico compreende a relação com a totalidade do universo.

Psiologia Transpessoal 1

TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES 

As Terapias Integrativas ou Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico, na harmonização e integração do ser humano com ele mesmo, com o meio ambiente e com o lugar onde ele vive. Mais do que tratar doenças, estamos falando em dar atenção completa para o bem-estar e a saúde das pessoas, considerando os aspectos bio-psico-sociocultural-espiritual.

As terapias integrativas e complementares são, como diz o nome, aquelas que se juntam, se agregam ou complementam o tratamento tradicional, oferecendo opções diferentes de tratamento para as doenças. É uma terapia que integra o conjunto de tratamentos da pessoa ou que complementa um tratamento tradicional.

 

Grande parte das terapias integrativas trazem um equilíbrio entre corpo e mente, vendo a pessoa como um ser inteiro. A essa visão do todo damos o nome de visão holística. E essa visão holística do ser humano, envolvido com o meio em que vive, saúde mental e física interligadas, faz com que a maioria das terapias integrativas e complementares incentive uma reeducação do comportamento, propondo que a pessoa tenha um domínio daquilo que faz bem ou não para sua saúde física e mental.

 

As terapias Integrativas convergem com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e isto ficou claro na sua definição: “Saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. Dentre os vários recursos utilizados num atendimento integrativo ou complementar, podemos citar a Medicina Antroposófica, Acupuntura, Constelação familiar, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Yoga, Aromaterapia, Bioenergética, Mindfullness, Barras de Acces, Thetahealing, Cromoterapia, Terapia de Florais e outras mais.

Terapias Integrativas 1
Design sem nome (5).png
bottom of page