CONSTELAÇÕES FAMILIARES

segundo Bert Hellinger

SOBRE AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES

Constelações familiares são encontros em grupo, onde as pessoas podem constelar seu tema e/ou participar como representantes.

No grupo trabalhamos com 10  a 20 pessoas de forma presencial ou on line, quando também contamos com pequenos bonecos como representantes, além das pessoas presentes no ambiente virtual.


A consteladora convida um dos participantes que veio trazer um tema pessoal para trabalhar (constelante) esta pessoa se senta ao seu lado e lhe diz qual é o tema, o assunto que deseja trazer.  De forma simples, concreta e com o mínimo de exposição de sua história, o constelante fala o que lhe dói, o que lhe falta, o que lhe faz sofrer, o que o impede de ser feliz, em seus relacionamentos, sua empresa, sua profissão, sua saúde, alguma doença ou algo que lhe causa dor e sofrimento.  Apenas um tema é tratado de cada vez. 
Poucas palavras são  suficientes, pois é um trabalho que olha para aquilo que é essencial, o que faz sentido ser visto e vivenciado, o próximo passo para seu bem estar e crescimento.

São escolhidos entre os presentes algumas pessoas para representar os envolvidos no tema que será constelado. Os escolhidos se posicionam no local indicado e a partir desse ponto, apenas seguem os movimentos que surgem em seus corpos, atentos especialmente às sensações. As dinâmicas  inconscientes, ligados ao tema trazido se mostram com sutileza e força,  facilitando para o cliente perceber onde pode ser a fonte de um problema da sua vida. O exercício da constelação reverbera no   campo familiar em busca de um equilíbrio de leveza e movimento para aqueles que pertencem a um sistema.


Chamamos de Campo "um lugar" onde há informações ocultas de uma família que liga todos os seus membros indistintamente.
Vivenciar o campo sistêmico é muito gratificante. Mesmo as pessoas que vêm apenas para participar acabam recebendo alguma coisa para si e para seu próprio sistema familiar, que pode ajudá-los a caminhar de uma forma mais saudável na vida. A Constelação Familiar é uma ferramenta para todos.

Nem sempre temos consciência dos emaranhados em que estão envolvidas as nossas relações. Os conflitos, paralisia, vazio, doenças que vivenciamos hoje podem, muitas vezes, estar associados a vínculos de amor profundo que trazemos desde há muito tempo em nosso sistema familiar e desconhecemos.

As Constelações Sistêmicas e Familiares nos ajudam a desvendar os laços que mantemos com os sistemas aos quais pertencemos e, a partir dessa consciência, vislumbrar soluções para conflitos frequentemente vistos por nós como insolúveis.

 

Sentir a força de nossos ancestrais e deixa-la fluir para além de nós em nossa vida. Este é o efeito que esta ampliação de consciência pode resultar.

Qualquer pessoa pode participar do workshop para “constelar” um tema pessoal ou apenas para ampliar seu olhar para os relacionamentos, conhecer esse trabalho e auxiliar como representante nas constelações de outros participantes. Todos se beneficiam.

No Instituto Praesentia as Constelações Familiares acontecem:

 

GRUPO: No qual o participante pode “Constelar” ou seja, levar um tema pessoal, uma temática de sua vida, um relacionamento que gostaria de transformar, uma sensação ou sentimento recorrente e que paralisam, uma doença. Estes são alguns exemplos.

Em grupo você pode também participar como representante, contribuindo com o processo de outras pessoas através da vivência dos movimentos do sistema familiar das mesmas. Para saber mais clique aqui.

 

INDIVIDUAL: A Constelação Individual é feita no consultório, com duração máxima de duas horas. Neste tempo será levantado um tema pessoal para ser visto a partir do prisma sistêmico,e será utilizado material de apoio como bonecos e âncoras de chão. Para saber mais clique aqui.

 

 

FORMAÇÃO: A Formação de Consteladores Sistêmicos, se compõe de 10 módulos. O convite é inicialmente que cada participante possa traçar um caminho de desenvolvimento pessoal além de se familiarizar com a técnica e as posturas das Constelações Sistêmicas e utilizá-las profissionalmente para favorecer o processo de crescimento de seu cliente, coach, paciente ou aluno, também os colaboradores de uma empresa ou pessoas envolvidos em processos judiciais e conflitos de forma geral. Para saber mais clique aqui.

TRAGA UM TEMA PARA CONSTELAR OU VENHA APENAS REPRESENTAR E CONHECER O TRABALHO

foto1.jpeg

Quem conduz as Constelações Familiares no Instituto Praesentia é a Adriana Campidelli.

Educadora e psicoterapeuta abordagem transpessoal. Em sua prática utiliza técnicas de imersão da consciência e PNL. Facilita grupos há mais de 20 anos, e na última década também as Constelações Familiares segundo Bert Hellinger.